-
Arquitetos: HDA: Hector Delmar Arquitectura, M+N Diseño
- Área: 51 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jaime Navarro Soto
-
Fabricantes: Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a 5 km da cidade de Pinotepa Nacional, Oaxaca; nossa proposta surge da colaboração entre diferentes arquitetos, empreendedores e principalmente os habitantes para projetar as casas de 38 famílias, em uma comunidade dedicada à agricultura. Esse grupo de casas é um exemplo claro de arquitetura participativa e comunitária, onde os moradores foram entrevistados com o intuito de representarem sua casa ideal em um desenho, coletando diferentes pontos de vista sobre seu estilo de vida e tradições.
A partir do exposto, definimos o ponto de partida do projeto, onde cada casa responde às necessidades de cada família, o clima de sua região e a topografia do terreno. A proposta consiste em dois volumes com lajes, cada uma projetada para dividir as áreas comuns das privadas. Na sua fachada, pequenas aberturas foram integradas, permitindo ótima ventilação dos espaços internos.
A forma dos telhados refere-se às habitações vernaculares da cidade e se adapta às características climáticas do local, onde a inclinação ajuda a dissipar o ar quente e evita a sensação de umidade. O pátio gerado entre os dois quarteirões é entendido como um espaço de transição aberto e semi-privado, ao mesmo tempo, onde são realizadas as atividades diárias, com uma área coberta para cozinha e refeições, um banheiro para uso comum e um espaço livre para uma horta ou para criar animais.
Os materiais utilizados foram escolhidos por sua disponibilidade e baixo custo. Foram usados elementos cujo sistema e características de construção proporcionam resistência sísmica e conforto térmico às residências. Escolhemos blocos de adobe pré-fabricado para as paredes, com um envoltório de concreto pintado de branco em uma mistura de cal e selantes para evitar a incidência solar e filtrar a umidade. Diferentemente de outros projetos de interesse social sem planejamento comunitário, essas casas são construídas em terrenos que já pertencem aos usuários, inseridos no tecido rural existente e conferindo uma sensação de pertencimento à população.